Os relógios antigos são objetos que venceram o tempo e a modernidade, perdurando até hoje. Mesmo sendo antigos, é possível consertar essas peças raras quando elas estragam, preservando assim a história e tradição desse objeto tão especial.

Carrilhão
Como consertar o relógio antigo do tipo carrilhão?
Os relógios antigos carregam uma história única, cercada de tradições e mãos que os confeccionaram em épocas remotas e distantes.
No caso do relógio do tipo carrilhão (que pode ser de mesa, parede ou pedestal), os defeitos podem aparecer quando ele não faz mais barulho a cada badalada que informa a hora e os minutos, gerando assim uma grande preocupação dos donos dessas relíquias.
Somente um profissional poderá dizer se um relógio antigo carrilhão está com um defeito simples ou difícil de ser consertado, já que ele consegue analisar e dimensionar o tamanho do problema.
Na maioria das vezes, esse profissional consegue encontrar o defeito do relógio e assim consertá-lo, a fim de que ele volte a funcionar normalmente.
O relógio carrilhão do tipo pedestal são os mais clássicos, presentes nas casas mais antigas, museus e outros lugares que contam boa parte da história das cidades e municípios.
É possível então que o profissional analise cada um desses tipos de relógios carrilhão (de parede, de mesa e pedestal), encontre o problema deles e comece o conserto, a reparação ou a manutenção das peças.
12 Particularidades e a forma correta de manusear um relógio antigo carrilhão
- Geralmente, o relógio carrilhão é confeccionado para funcionar entre sete a oito dias, dependendo do modelo. Por isso, é imprescindível não se esquecer de dar corda nele a cada semana.
- Por meio de uma chave própria, é possível regulá-lo usando os orifícios presentes nele, perto dos números 3 (III), 6 (IV) e 9 (IX), girando-os no sentido horário ou anti-horário – dependendo do modelo e fabricante da peça.
- Quando os relógios são de corrente, pode-se acessá-las na parte de baixo do mostrador e puxá-las até que os pesos fiquem mais próximos da parte superior do compartimento.
- Para configurar os ponteiros, basta mover o dos minutos (apenas ele) no sentido horário e configurar para a hora desejada. Deve-se tomar o cuidado na hora de operar o relógio no ritmo das badaladas também.
- Todos esses movimentos devem ser feitos de forma bem suave, sem aplicar pressão, pois as peças são sensíveis e não foram feitas para serem manuseadas de forma brusca.
- Nos relógios carrilhões mais novos, alguns vem com a opção de desligar a melodia durante a noite, sendo religada na manhã seguinte.
- Para limpar a caixa de madeira do relógio de carrilhão, deve-se usar apenas um pano limpo levemente umedecido, a fim de não danificar a peça e empenar a madeira devido à umidade.
- Não é necessário usar lustra móveis ou óleo de peroba para lubrificar a madeira, pois pode manchá-la.
- É preciso lubrificar o mecanismo interno do relógio a cada 10 ou 15 anos. Mas, para quem mora em cidades litorâneas, essa manutenção deve ser feita a cada 10 anos.
- Tanto o relógio carrilhão de parede, de mesa ou de pedestal, deve estar devidamente nivelado a fim de garantir que as peças funcionem de maneira correta e sem pender apenas para um lado.
- Qualquer barulho estranho ou peça solta no relógio antigo devem ser observado. Se for o caso, é interessante encaminhá-lo para o relojoeiro especialista, ele conseguirá conservar essa peça tão rara e importante para a história das gerações.
A importância de se consertar e conservar os relógios antigos
Os relógios antigos fazem parte de uma história de vida, pessoas que mantinham essas peças na sala, cozinha ou quarto, cercadas por familiares que compartilhavam uma vida feliz e satisfatória.
Vivemos em um mundo altamente tecnológico, onde tudo parece ser descartável. Um ano de uso de um celular X, já é o suficiente para trocar por outro modelo mais atual.
Apesar da modernidade e a tecnologia trazerem muitos benefícios à sociedade, deve-se lembrar sempre de que as tradições, as peças antigas e as relíquias de época têm o seu lugar na história, pois resistiram ao tempo, espaço e às tendências de moda que surgem a todo momento.
Então, se alguém possui um relógio antigo do tipo carrilhão, de mesa ou de cuco, deve sim tentar consertá-lo e conservá-lo por muito tempo, e ainda assim depois poderá usá-lo como uma peça de decoração, já que os relógios antigos são muito bem trabalhados nos detalhes.
Nada pode ser comprado de maneira a ser descartado rapidamente, afinal, como ficaria o meio ambiente se tudo fosse altamente descartável? Por isso os relógios antigos foram feitos basicamente de madeira, para serem conservados por longos anos e não descartados depois da primeira peça quebrada.
A geração moderna de hoje precisa conhecer esses modelos de relógios antigos, pois é importante se conectar com a história e o Conserto de Relógio Antigo Carrilhão pode reviver tudo isso!