Apesar de não ser muito comum, ainda encontramos diversos relógios antigos nas casas de conhecidos e familiares. Seja por gostarem de objetos antigos ou por valor emocional, a verdade é que essas pessoas não estão dispostas a se disporem dos relógios antigos. E quando eles estragam, como consertar? Se você tem um Relógio de mesa já pensou que Conserto de Relógio Antigo de Mesa pode te trazer alegria de vê-lo tocar novamente?
Como é feito o conserto de um relógio antigo?

Existem vários modelos de relógios antigos, desde os que são pendurados na parede, até os que vão na mesa.
É preciso então encontrar o profissional que entenda as particularidades de cada peça, bem como o problema que está impedindo o bom funcionamento de cada uma.
– O profissional verifica qual o problema do relógio (ou quais são).
– É preciso analisar a peça, o ano do relógio e os detalhes de cada um.
– Qual a complexidade da manutenção, revisão ou reparação do relógio, bem como em quanto tempo ficará pronto, se ele é de carrilhão ou de parede, por exemplo.
– Verificar se há a necessidade de trocar as baterias e peças internas dos relógios mais modernos.
Consertando um relógio antigo de mesa

Os relógios antigos de mesa possuem variados tamanhos, estruturas e desenhos, já que se tratam de peças únicas e feitas com muitos detalhes. Como o nome mesmo já diz, esses relógios são colocados em mesas, cabeceiras, prateleiras e racks nos cômodos das casas.
Os relógios de mesa podem ser de ponteiros ou mesmo digitais, já que a modernidade e a tecnologia fizeram com que vários produtos fossem criados com mais praticidade e sofisticação.
– Liste os problemas que o relógio de mesa está apresentando: não liga, não mexe os ponteiros ou números digitais, está fazendo barulhos estranhos, a cabine apresenta defeitos e etc.
Depois de saber mais ou menos quais são os principais defeitos do seu relógio antigo de mesa, é hora de procurar o profissional certo para consertá-lo.
Em algumas cidades e Estados do país ele pode ser difícil de encontrar devido ao relógio antigo não ser tão procurado como outros aparelhos e objetos, por exemplo, mas não desista do seu relógio antigo!
Assim que encontrar o profissional que trabalha com a manutenção e conserto de relógios antigos, leve-o o mais rápido possível para que ele avalie o que precisa ser feito, tempo de entrega e etc.
Ele irá informar se precisa trocar alguma peça, fazer uma limpeza interna no relógio antigo ou quando não há como resolver um ou mais problemas do objeto – o que pode acontecer em casos mais raros.
Quanto custa um conserto de relógio antigo de mesa?

Isso depende de alguns fatores, como por exemplo:
- Qual é o ano do relógio
- O modelo
- Quanto tempo de uso
- Se é digital ou manual (com ponteiros, carrilhões ou de pendurar na parede)
- Qual é (ou quais são) o(s) problema(s) encontrados nele
- Qual é o valor sentimental do relógio para o cliente
- Em quanto tempo ele ficará pronto
- Será preciso trocar alguma peça?
- Cidade e Estado onde o cliente e o profissional moram
Todos esses detalhes são levados em consideração na hora de fazer a manutenção do relógio, e somente depois é que o profissional deverá revelar o preço do seu serviço.
Em média, o conserto de um relógio de mesa antigo pode variar entre
R$ 550 a R$ 1.200,00 dependendo desses fatores que mencionamos acima (é apenas um valor de referência).
Por que vale a pena consertar um relógio de mesa?
Pense no valor sentimental que essa peça tem, como ela resistiu ao tempo e as muitas tecnologias que surgiram depois. Além disso, nossos familiares utilizaram e muito esses relógios, usando-os para marcar datas especiais, eventos, mudanças significativas e que ficaram marcadas no tempo.
Talvez a geração mais nova nunca saiba o que é consertar um relógio antigo, mas se ainda existirem essas peças únicas e raras, eles conseguirão visualizar um pouco do que foi a história de seus antepassados – tempo onde a internet nem sonhava em nascer.
O relógio de mesa ainda é prático, funcional e um belo objeto de decoração. Por que se desfazer de uma peça que carrega tanta história, particularidades, resistência ao tempo, detalhes incomparáveis e uma beleza única?
Basta perguntar aos nossos avós e avôs, tios e pais como eram a vida deles em volta de um relógio de mesa antigo. Antes de saírem para trabalhar, uma rápida olhada nos ponteiros era o suficiente para saber se estavam atrasados ou não.
Não havia essa correria de hoje, nem mesmo os olhos das pessoas estavam fixos em uma tela de celular – nessa época as pessoas ainda se cumprimentavam e fitavam os olhos das pessoas nas ruas!
A modernidade é ruim? Não, desde que ela acrescente o que há de melhor na vida de uma pessoa e não a torne alguém anti social, isolada do mundo e completamente voltada para a sua própria vida, incapaz de apreciar a simples beleza e singeleza de um relógio antigo de mesa.